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Terciane Ângela Luchese

UCS/SBHE
Terciane Ângela Luchese
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação pela Università degli Studi del Molise e pela Università di Macerata. É professora da Universidade de Caxias do Sul desde o ano de 2000, atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado. Foi coordenadora do PPGEdu/UCS (2013 - 2017), tendo sido eleita e retornado à coordenação (ag. de 2021 até dez. de 2022). É diretora da área do conhecimento de Humanidades (desde maio de 2022). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França - Brasil). Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM), participa do grupo de pesquisa Educação no Brasil: memória , instituições e cultura escolar e Arquivos Pessoais, Educação e Patrimônio. É associada da SBHE, ASPHE, ANPED e ANPUH. É membro associado do Instituto Histórico de São Leopoldo. Foi presidente da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) no biênio 2015 - 2017. Integra o Observatório de Educação na UCS. Foi suplente no Comitê de Assessoramento Educação e Psicologia da FAPERGS (2017 - 2019) e atua como membro titular do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS (2022 - 2024). Integra o Conselho Editorial da Editora da UCS/ EDUCS (2020 a...). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UCS (11/2020 a 05/2022). Foi editora associada da Revista Brasileira de História da Educação (2017 - 2019). É editora da Revista História da Educação da ASPHE (desde 2019). Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação na função de secretária (2019 - 2022). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, instituições escolares, cultura escolar, memórias da educação, etnia, história regional, escolarização entre imigrantes e ensino de História. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive coordenando projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da educação básica na rede pública municipal e particular.
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