Dr(a). Gabriela Medeiros Nogueira
ABALfProfessora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (2023-2024), atuou na gestão em 2014 - 2015 e, como coordenadora adjunta, em 2017 e 2018. Editora-Chefe da Revista Momento- Diálogos em Educação (2019 a 2022) vinculada ao PPGED/FURG e Membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Alfabetização- ABALF desde 2018 e Membro da Editoria Científica da RBEP/INEP a partir de 2023. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento GEALI, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, e pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG e do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos livros escolares- Hisales/FaE/UFPEL. Faz parte da Rede Nacional de Alfabetização ALFAREDE e da Rede de Laboratórios de Alfabetização - ALFALabs Foi professora da Educação Básica (1989 a 2003), atuando na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Formação de Professores em Nível Médio. Em 2004 ingressou como docente no Ensino Superior e em 2012 na Pós-graduação na linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-1997); Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL-1998); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2001) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-2011). Realizou pós-doutorado nos Estados Unidos, na University of Illinois at Urbana-Champaign de janeiro a dezembro de 2016, com auxílio financeiro da CAPES, sob a supervisão da professora Arlette Ingram Willis e na University of Canterbury - Nova Zelândia de janeiro a dezembro de 2019, sob a supervisão do professor Peter Roberts. Desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.