Qualidade, igualdade e equidade: questões para a História da Educação
Tipo:
GT02 – História da Educação (Trabalho Encomendado)
Categoria:
Trabalhos Encomendados
Local:
IFCHS - Sala de aula Prof. Aderson de Menezes - Sala 02
Data e hora:
14:00 até 17:00 em 23/10/2023
Neste trabalho apresentamos o modo pelo qual o debate sobre a qualidade do ensino se articulou ao longo do tempo com a defesa da igualdade e da equidade em educação. Os variados arranjos na articulação entre esses termos - qualidade, igualdade e equidade - delineiam sentidos que se alteram, podendo representar projetos distintos ou mesmo divergentes de escola e sociedade. Num primeiro momento, pela análise de documentação publicada pela Unesco e pela Cepal, entre 1946 e 1990, buscamos caracterizar aspectos centrais e deslocamentos de sentido na defesa da ampliação do direito à educação para todos. Num segundo movimento, tendo em vista os debates sobre a educação escolar no país neste início de século, buscamos delinear questões que desafiam o campo da pesquisa em história da educação no Brasil.