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Formação de professores de matemática e educação básica: justiça social e equidade no processo de reconstrução da democracia brasileira

Tipo:

GT19 – Educação Matemática (Trabalho Encomendado)

Categoria:

Trabalhos Encomendados

Local:

FACED - Sala de aula Pavilhão Prof. Orlando Falcone - Sala 25

Data e hora:

14:00 até 17:00 em 23/10/2023

Os cursos de licenciatura têm sido alvo de debates e reformas desde que os primeiros cursos foram criados no país no início do século XX e, mesmo antes de sua organização, em recomendações para a que a formação de professores fosse realizada em curso superior. Após quase 100 anos de existência dessas primeiras instituições, muito ainda se discute sobre como ocorre ou deve ser a formação daqueles que ensinarão Matemática em níveis diversos. Particularmente, essa formação vem suscitando atenção nos últimos anos desde a publicação das recentes Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica (formação inicial - 2019 e formação continuada - 2020), que visam adequar os cursos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Falar sobre as licenciaturas não é discorrer sobre elas de forma isolada. Sua importância transpassa os limites das Faculdades. A formação existente em instituições de ensino superior, públicas e privadas, tem sido afetada por outras demandas e necessidades de todo o sistema escolar. Entende-se, assim, que a discussão sobre a Licenciatura em Matemática está entrelaçada com as propostas também impostas para a educação básica, passando pela BNCC e pela adoção (ou revogação) do Novo Ensino Médio. Dessa forma, uma nova discussão sobre os cursos de licenciatura, particularmente os de licenciatura em Matemática, se mostra urgente e necessária. Esta discussão deve ser pautada em articulação com a discussão da necessidade de reforma da escola básica, marcada por políticas de forte imposição do projeto de educação neo-liberal (na sua versão mais predatória).

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