Políticas de formação de alfabetizadores: autonomia e autoria do trabalho docente
Tipo:
GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita (Trabalho Encomendado)
Categoria:
Trabalhos Encomendados
Local:
FACED - Sala de aula Pavilhão Prof. Orlando Falcone - Sala 21
Data e hora:
14:00 até 17:00 em 23/10/2023
O objetivo do trabalho é discutir as implicações para a formação de professores da proposição de políticas públicas concernentes à alfabetização dos últimos anos, recortando-se as ações do PNAIC, da PNA e atualmente o (ainda inicial processo do) Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Através de suas respectivas e distintas fundamentações teóricas, estes momentos histórico-políticos ensejam modos de elaboração do saber docente pelos professores. As vertentes epistêmicas do campo educacional nucleiam-se significativamente amalgamando-se heterogeneamente na constituição subjetiva de cada professor. A partir da defesa do princípio de autonomia e autoria do trabalho docente e em oposição às propostas de padronização e controle do trabalho do professor alfabetizador, propõe-se discutir a relevância e o uso de recursos e instrumentos técnico-semióticos que medeiam as relações de ensino. Problematiza-se como os processos de gênese instrumental, compartilhados entre os professores e seus alunos, constituem dimensão central da atividade do alfabetizador.