Luís Augusto Rohde
Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu Residência Médica em Psiquiatria no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou por 8 anos como médico contratado da Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCPA. Fez mestrado e doutorado no Curso de Pós-graduação em Clínica Médica da UFRGS. Concluiu Livre-Docência em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo.
Atualmente, é Professor Titular de Psiquiatria da UFRGS e Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e da Universidade de São Paulo (USP). Atua como Coordenador-Geral do Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) do HCPA. É pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência.
Internacionalmente, foi Secretário-Geral e Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Participou do grupo de trabalho para definição dos critérios diagnósticos de TDAH e Transtornos Disruptivos da DSM-5 da Associação Americana de Psiquiatria. É Presidente da World Federation of ADHD.
Foi Editor Associado do European Child and Adolescent Psychiatry de 2007 a 2017 e e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Atualmente, é editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e Journal of Attention Disorders.
Escritor do Blog Letra de Médico da Revista Veja.
Em termos de produção científica, publicou mais de 350 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 9 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Tem cerca de 28.919 citações per doc e Índice H = 73 (Google Scholar).